Estamos em constante alerta pelas mídias sobre a proliferação do mosquito da Dengue (AEDES), mas você sabe de onde ele surgiu? Há quanto tempo ele está inserido na população causando complicações a saúde? Como um inseto tão pequeno pode causar diversas doenças?
Vem com a KLGAMA entender o assunto!!
A maior parte da população acredita que a dengue surgiu apenas no ano de 2013, ano esse, onde se teve o maior surto registrado no Brasil. Porém, ele vem sendo notado desde o ano de 1986 e no passar dos anos assim como todos os vírus, ele sofreu mutações e podemos encontrá-lo em 4 tipos diferentes DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. todos eles circulam pelo Brasil atualmente.
O vírus é transmitido pela picada de mosquito da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.
A pessoa infectada com o vírus passa a ter sintomas que se assemelha a uma síndrome gripal grave caracterizada por febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações, podendo desenvolver um quadro clinico mais severo e grave da doença.
Imagino que você deva estar se perguntando o que podemos fazer para cessar essa transmissão, e a reposta é infinitamente simples, mas constantemente ignorada por grande parte da população, precisamos ficar atentos aos cuidados do Meio Ambiente e Saneamento, evitando os criadouros de forma coletiva com participação da comunidade e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.
O penúltimo sábado de novembro no Brasil é o Dia Nacional de Combate a Dengue, a data foi instituída pela Lei nº 12.235/2010, e nos não podíamos deixar de participar desse movimento.
No dia “D” o objetivo é conscientizar e fortalecer o papel das autoridades de saúde e comunidade no combate às arboviroses. Que façamos a diferença.
INFORMAÇÃO BÔNUS: Sim! Já existe uma vacina desde o ano de 2015, porém a mesma está sendo aplicada apenas nos países com maior incidência, pois a sua eficácia ainda está sendo analisa, pois conforme o tipo de vírus transmitido a sua efetividade é cerca de 50% a 80%.
Esteja atento aos sintomas, pratique a prevenção e conte com nossa equipe para dúvidas sobre Saneamento.