Associado ou não se você é do segmento têxtil deve conhecer a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) – destaque do varejo de vestuário, calçados e artigos têxteis para o lar.
Mas, e o certificado ABVTEX, quais os detalhes você precisa saber?
O Programa de Certificação de Fornecedor Têxtil ABVEVEX busca assegurar as condições de trabalho dignas, o combate ao trabalho análogo ao escravo, infantil e a utilização de imigrantes em condição irregular na cadeia de fornecimento do varejo de moda.
E por meio de promoção e engajamento de fornecedores e da melhoria contínua dos processos, o programa eleva o cumprimento de aspectos ligados à responsabilidade socioambiental, especialmente às relações de trabalho.
De fato, a Certificação ABVETX audita, verifica e monitora seus fornecedores quanto às boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho nos segmentos de produtos têxteis e vestuário, calçados, acessórios e artigos têxteis para o lar.
Sem dúvidas qualificando sua empresa dentro do programa de auditorias, abre-se um mundo de novas oportunidades de negócios e visibilidade no mercado, dando condições para que grande parte de sua cadeia atue com melhores condições de trabalho, respeito à legislação e demais aspectos ligados à responsabilidade social.
Com validade de 1 (um) ano a partir da data da obtenção da aprovação na auditoria e comprovação de 70% de atendimento aos requisitos ABVETX.
Dos requisitos:
▪︎O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos);
▪︎E os documentos de Segurança e Saúde do Trabalho: LTCAT, PPRA, PCMSO, AET e CAT.
Nós da KL GAMA desenvolvemos para você!
PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)
Para o PGRS tudo começa com
》Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental específico para os resíduos da empresa
》 Seguido da elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos gerados
》 Criação de espaços para armazenamento temporário dos resíduos.
》 Execução do PGRS.
Nesta última etapa, o passo a passo de execução é muito importante e consistira em:
• Diagnóstico dos setores identificando quais atividades são desenvolvidas e quantas pessoas trabalham. Também, quais insumos são utilizados e se acontece algum descarte naquele setor.
• Identificação dos resíduos gerados em cada setor e os tipos: plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos.
• Após identificados os tipos de resíduos, conhecimento da quantidade gerada.
• Classificação dos resíduos: todos os resíduos sólidos coletados nos setores deverão ser classificados, para sua posterior segregação, de acordo com as classes definidas pela Norma técnica ABNT – NBR 10.004/04.
• Segregue e Armazene: a segregação dos resíduos deve considerar a sua classificação, a fim de evitar riscos caso os resíduos reajam entre si.
• Transporte: o transporte deverá ser planejado com um transportador tenha uma licença de operação para realizar aquele tipo de atividade. Além disso, será necessária a emissão de uma CTR (Controle de Transporte de Resíduos), do Manifesto de transporte (MTR), Ficha de Emergência, etc.;
• Destinação Final: a destinação final dos resíduos deverá ser realizada por uma empresa especializada e licenciada.
Documentos de segurança do trabalho
Essenciais para o controle do ambiente de trabalho, esses documentos estão presentes na legislação brasileira, muitos deles em forma de normas regulamentadoras:
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
Análise ergonômica do trabalho (AET)
Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT)
Gostou de conhecer como podemos lhe auxiliar na busca pelo certificado ABVTEX? Conecte-se com nossa equipe e vamos trocar mais informações!